sábado, novembro 06, 2010

PRK - Photorefractive Keratectomy

Resolvi contar aqui as desaventuras durante a recuperação da cirurgia que fiz.
Pra quem não sabe PRK é praticamente a mesma coisa que o Lasik, só muda que na Lasik corta-se a 'tampinha' do olho e na PRK não. Inicialmente parece melhor, né? só que eu descobri que a recuperação da Lasik é mais facil (ou pelo menos foi assim com uma conhecica minha, quem alias me recomentou a Laser Ocular, clinica maravilhosa onde fiz minha cirurgia).

Dia da cirurgia:
Não precisa estar em jejum, comi coisa leve e fui pra clinica. 1 hora antes da cirurgia tomei um Tylex (remédio contra dor), mas o que eu queria mesmo era um calmante, um mata-leão quie me apagasse, a idéia de ver toda a cirurgia sempre me apavorou!
A preparação é super simples, 'visto' um jaleco, touca e sapatos descartaveis, a assistente pinga um colirio nos meus olhos (que aparecenteme não fazem nada, e eu com medo de aquilo ser o anestesico definitivo e sentir dor hehe).
Ja na sala deitei na maca, uma enfermeira pingou 2 colirios (um deles o anestesico), usou fita adesiva pra segurar cilios e botou um abridor nos olhos pra eu não piscar. A partir desse momento eu ja não sentia nada e, como o outro olho estava com um tapa-olho, eu mal vi o medico manipulando o olho a ser operado....mas mesmo assim foi um pouco aflitivo.
Quando o laser é aplicado chega a ser confortante, foi tão rapido (acho que uns 20 segundos) e naõ tinha ninguém botando nada no olho, era só aquela luzinha roxa... O médico manipula mais alguma coisa no olho, depois a enfermeira aplica mais colirio, bota a lente de contato protetora e está terminado; bóra pro olho esquerdo, repete-se o que foi feito no olho direito em em menos de 10 minutos acaba tudo!
Quando levantei nem acreditei, eu via tudo -quase- perfeitamente!
Recomendação do médico:
não tocar os olhos de forma alguma, dormir com protetor e usar os colirios (caríssimos por sinal) corretamente. Eu sentiria como se tivesse areia nos olhos mas isso é normal, também não aenxergaria perfeitamente logo de cara mas a melhora é progressiva então deveria ter paciencia.

Agora sim começa a tortura :/
Achar que porque a cirurgia não doeu não vai ter dor no pós é bobagem.
Conforme a anestesia vai saindo a sensação de areia nos olhos vai aumentando...chegou uma hora que
achei que a lente de contato tinha saído de tanta dor! Passei numa ótica só pra pedir que olhassem se a lente estava no lugar - estava.
Vim pra casa com olhos fechados, a dor/ardor/incomodo eram imensos!!
Ja em casa não tem muito o que se possa fazer sem ver nada/mal conseguindo manter olhos abertos então no começo é dormir, dormir, dormir, um tédio só.

1º noite:
pra falar a verdade não lembro que hora eu fui dormir...só lembro que acordei +- 2 da amnhã com MUITA dor, a impressão de areia nos olhos inicial era fichinha perto desse PEDREGULHO que eu tinha nos olhos! Alias eu fiz a cirurgia porque não conseguia mais usar lentes de contato, o incomodo e dor eram demais....e agora eu estava de castigo com a lente protetora e não só não poderia tirar como nem tentear 'ajustar (quem usa lente sabe o que quero dizer). Da-lhe colirio pr aaguentar as pedras.... e quando eu começava a pegar no sono parece que a lente se movia, e doia mais....s´só fui voltar a dormir as 7 da manhã.

Consulta pra avaliação das primeiras 24hrs:
primeiro tenho que dizer que acordei com visão perfeita!!! eu estava boba com o resultado, extremamente feliz :)
fui pra clinica a tarde, médico disse que a recuperação estava dentro do esperado.... achei que ja tiraria as lentes e com isso as 'pedras' me deixariam em paz mas ele disse que eu ficaria com as lentes por mais alguns dias :/
O jeito que tem é esperar.... o tédio é enorme! e a visão toda embaçada.
Não enxergar direito é uma tortura sem tamanho, parece que tenho um plastico sujo nos olhos o tempo todo... isso e as pedras. grgrgr

2º noite:
pensa que eu dormi em paz? Acordei novamente achando que as lentes estavam se mexendo, a sensação de areia nos olhos é tao grande que passo novamente a noite em claro.
Pela manhã ligo na clinica e pergunto se eu poderia usar algum anestesico porque eu não estava mais aguentando, a atendende acha melhor eu voltar lá :/ Um médico me avalia e diz que o que tenho é somente super sensibilidade, as lentes estão no lugar. Nada de colirio anestesico, tenho que me virar com os que tenho.
A propósito: descobri que o Fresh Tears não só lubrifica  mas também ajuda a visão, agora toda vez que tenho que ler algo pingo uma gotinah dele nos olhos. hehehe

A partir do 3º dia as coisas melhoram um pouco, ja consigo dormir e as pedras parecem ser menores agora :) Uma coisa que não vi resultado foi a máscara de gel gelado nos olhos, na verdade eu até evitei, como a sensação de areia era sob as lentes o que quer que eu encostasse nos olhos só doia mais.
A visão que no dia anterior estava perfeita agora está um horror, tudo embalado e esbranquiçado...

*********~**********
Depois volto pra contar mais das aventuras, tem até video da cirurgia mas como não vejo detalhes ainda nem assisti e menos ainda editei, assim que possivel eu posto aqui ;)

10 comentários:

Tom disse...

Tbm quero essa tortura, vou esperar pelo seu resultado final para tomar coragem :-) Melhoras!

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

Tenho lido a respeito, todos os pacientes passam por esse estagio de frustração e meio arrependimento e no final a visão fica perfeita.... o duro é esperar. rsrsrs

Kell Alves disse...

Puxa Sílvia, não sabia q vc tinha passado por essa cirurgia, na verdade preciso vim te ver mais vezes.
Torço pela sua recuperação e q seja imediata né?
P.S. Grata pela visita.

Denise disse...

Nossaaaaa que agoniaaa.. Vc fez cirurgia pra miopia? Caramba, eu penso em fazer mas depois de ler isso... ehaehaehae!! Tenho pavor de qq coisa no olho.. ê lelê...
Bjsss

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Olha só.. Conheço uma pessoa que passou por eses processo edepois a visão piorou de vez.. Não pretendo encarar isso.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Silvia 'Sam' Cássivi disse...

* Kell -
Obrigada, vou aos poucos me recuperando, a aflição inicial é normal, log passa :)


*Denise -
Sim, miupia e astigmatismo, hoje ja estou bem melhor...alias a melhora é progressiva, logo logo estarei 100% :)


* Fabio -
a pessoa fez a cirurgia num hospital decente?
Toda cirurgia tem seus perigos mas em se tratando de laser é quase zero a probabilidade...

André Hottër disse...

Moça... volte a ativa em 100% logo logo hein!
Realmente qualquer coisa que seja feita na visão, sempre tem que ter cuidado em dobro.

Pri disse...

Muito legal você ter feito esse post, porque isso a gente não encontra em lugar nenhum!
Eu tenho que fazer 2 cirurgias nos olhos para enxergar perfeitamente e o que sempre me assustou foi o momento da cirurgia, não imaginava que o desconforto pós operatório fosse a pior parte. No começo tomei coragem pra fazer e agora estou em dúvida novamente... ai que medo!!! Não sei se tenho essa super sensibilidade nos olhos que você tem...

beijinhos querida
Melhoras
http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com/

Efeito.Dnis disse...

Serio... Doeu pra nos dois!

Ivanhoé disse...

Uia!
Nem sabia disso!!
Boa recuperação!!

Bêjoss!!!