quarta-feira, dezembro 12, 2012

Nathan Bedford Forrest

Tenente-General de muitíssima importancia especialmente na Gerra Civil Americana. Ele é lembrado tanto como um autodidata líder da cavalaria, inovadora durante a guerra e como um dos principais defensores do sul nos anos do pós-guerra .... Passeando por Memphis me encontro no  Forrest Park, onde ele e a esposa estão enterrados. 
Mas o que me chamou a atenção, além da gigantesca estátua foi saber que esse cidadão ilustre foi um dos fundadores da Ku Klux Kan, no testamento foi descoberto que ele era 'dono' de centenas de escravos. O cara ajudou a iniciar uma onda de terrosrismo contra negros, pessoas do norte do país, republicanos e sabe-se lá mais o que. 
Essa estátua é só uma das muitas, também incluindo parques, praças e salas em museus e nome citado em dezenas de filmes, livros e até desenhos.... O cara foi sem dúvida um herói de guerra, mas também era um preconceituoso sem tamanho.

Aos poucos fui vendo que em Memphis tem de tudo um pouco.... e por essas e outras mais uma vez vejo alguém que poderia ter morrido um total herói mas, pelo menos pra mim, morreu sim como herói, mas também como preconceituoso que vai lá saber quantas vezes usou o poder contra fracos só por serem de 'cor de pele' diferente?
Foi enterrado no Cemitério Elmwood (aquele com túmulo de Drew White e que logo mais escrevo à respeito) mas os restos foram removidos para o memorial no parque.







3 comentários:

Luma Rosa disse...

Muito estranho um cara que pertenceu a Ku Klux Kan ter uma estátua, ou não! Afinal, o sul dos EUA demoraram muito para libertar seus escravos.
Belas fotos!! Beijus,

Candy disse...

Eu hein? Por que homenagear um cara desses?

Anônimo disse...

Every few years good people try to take down that disgraceful statue and move the bodies back to Elmwood. But there are too many supposedly fine, upstanding, influential citizens (otherwise known as old white racist a**holes) that the effort always fails. As William Faulkner said, in the South, "The past is never dead. It's not even past." More on a recent attempt here: http://www.memphisflyer.com/memphis/monumental-battle/Content?oid=1122385