quarta-feira, janeiro 23, 2013

Edifício Martinelli

Em 1889 um imigrante Italiano desembarcava no Porto do Rio de Janeiro - seu objetivo era o mesmo de tantos outros que chegavam a América:Prosperar!
Esse imigrante, chamado Giuseppe Martinelli, foi excepcionalmente bem sucedido e em pouco mais de duas décadas havia construído um respeitável patrimônio. 
Desejoso por deixar um legado mais permanente de seu trabalho, além de sua importante empresa de navegação em Santos, o Comendador Martinellidecide erguer na cidade São Paulo o mais alto arranha-céu (da época) da América do Sul, o Edifício Martinelli.
A obra prometia uma enorme polêmica, pois a São Paulo de então não possuía nenhum edifício de grande estatura, sendo raros os prédios com mais de 5 andares. Planejado para alcançar a barreira dos 100 metros de altura, em uma estrutura não apenas alta como significativamente larga, o Edifício Martinelli marcaria uma transição para a era dos arranha-céus. Passou por momentos difíceis - inclusive, chegou-se a cogitar a sua demolição. Mas o prédio foi recuperado e voltou a ser um orgulho para a cidade...


Topo da Praça da Sé


 


Vi esse prédio pela primeira vez (ou melhor: reparei nesse prédio pela primeira vez) quando estava ensaiando uma peça e o apartamento do meu colega era bem de frente ao Martinelli, toda vez que eu estava lá com um tempinho (aka não pensando na peça) eu olhava pra fora e 'viajava', dizia que esse era meu prédio.... na época, 2007, o prédio ainda estava fechado pra visitação mas hoje em dia é possível subir ao terraço e não só babar no lugar mas também ter uma visão fantástica da cidade!


4 comentários:

Fernanda B. Beling disse...

ele é lindo, adorei as fotos.

FABIOTV disse...

OLá, tudo bem? É bem capaz de conhecermos os pontos turísticos de outras cidades... Rs... Dizem que tem um palacete na cobertura desse prédio. Nunca fui lá.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Ana Caroline disse...

muito bonito o prédio, uma paisagem e tanto. http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

Barbie Californiana disse...

A vista é linda mesmo... sua filmagem ficou muito boa. =]