sábado, maio 18, 2013

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Embora não faça parte da rota principal de turismo de quem vai ao Rio de Janeiro eu mais que recomendo um passeio ao Jardim Botânico! Pela bagatela de 6$ pode-se entrar em outro mundo... 
Ja há algum tempo que queria visitar o lugar mas nunca tinha tempo (como dito, não é dos lugares mais atraentes ao 'turismo popular' mas dessa vez encontrei uma companhia das que poderia ir comigo e, embora o jardim seja lindo e super romântico, foi só passeio mesmo :/ (mas nada de 'cânico', logo volto e com companhia melhor/romantiquinha)).


Com a proclamação da república brasileira (1889), no ano seguinte (1890), passou a ser denominado como Jardim Botânico. A partir de então, receberia diversos visitantes ilustres, como Albert Einstein (maio de 1925) 21 e a rainha Isabel II do Reino Unido (novembro de 1968),22 entre outros,23 transformando-se em cartão-postal da cidade. Entre os nomes de pesquisadores que lhe estão ligados destaca-se o de Manuel Pio Correia.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1937.
Em 1991, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura considerou-o como Reserva da Biosfera. Naquele momento, quando o jardim passava por dificuldades de manutenção e conservação, um grupo de empresas públicas e privadas formou-se para auxiliá-lo. Como resultado das parcerias, em 1992 o orquidário e a estufa de violetas foram renovados, além de procedida uma limpeza no lago. Em 1995, foi construído o Jardim Sensorial, com plantas aromáticas e placas indicadoras em braille, permitindo a visitação por deficientes visuais. Posteriormente, uma nova estufa para as bromélias foi construída. No início do século XXI, o muro do jardim na rua Pacheco Leão foi demolido, dando lugar a uma grade, melhorando a sua integração paisagística com o bairro.
-Wikipédia


 Aleia Barbosa Rodrigues
O seu nome é uma homenagem ao naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, diretor da instituição entre 1890 e 1909.24 Aléia principal do jardim, e é o cartão de visitas do lugar, ladeada por imponentes palmeiras-imperiais.
A primeira muda de sua espécie a chegar no Brasil foi plantada pelo príncipe-regente dom João, em 1809. Para que o jardim botânico tivesse o monopólio dessa espécie, o então diretor Bernardo José de Serpa Brandão (1829-1851) mandava tirar e queimar todos os seus frutos. Entretanto, à noite, os escravos subiam na árvore, colhiam os frutos e vendiam, na clandestinidade. Esse primeiro exemplar viria a ser derrubado por um raio em 1972. Ascendia então a 38,70 metros de altura. O tronco foi preservado e encontra-se em exposição no Museu Botânico. Em seu lugar, foi plantado outro exemplar, a "Palma Filia".


Em ponto central no encontro das aléias, constitui-se numa das mais belas atrações do jardim. Fabricado na Inglaterra, é constituído por duas bacias. Na maior delas, quatro figuras representam a música, a poesia, a ciência e a arte.
O chafariz foi originalmente instalado na Lapa até que, com a reformulação do Passeio Público (1905), foi instalado no jardim.








17 comentários:

Arco-Íris de Frida disse...

Eu ja tive a oportunidade de visita-lo e realmente é lindo...
Beijos...

Mauro S disse...

Oi Silvia, eu estive aí há muitos anos atrás, não sei se mudou alguma coisa de lá pra cá, mas acho que não, e as fotos estão lindas como todas neste blog.
Gosto de comédia romântica, romance, filmes água com açúcar, melhores que de terror, sangue, grito, mortes, e a vida hoje em dia está tão assim, que fugindo dela em busca de algo melhor, light, já está valendo.
Quanto as músicas das décadas de 80 e 90 continuam ganhando das atuais, salvo exceções. Beijos e bom domingo.

Iza disse...

Eta lugar bem lindo. Me lembro que passei uma tarde inteira aí e não deu para visitar tudo. Tenho de ir mais uma vez. Beijos e boa semana <3

Barbie Californiana disse...

Lá é um sonho mesmo, Silvia... fui lá quando criança e estou com vontade de voltar. =^.^=

REINVENTANDO disse...

Ainda não tive oportunidade mas é lindo, pelas fotos tem como perceber..Abraços.Sandra

Claudia Victória disse...

Adoro esse lugar!
Lindas fotos!
bj
http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

Mery - Coqueluxos disse...

Amo o Jardim Botânico.. saudades desse lugar... bjokas

andrehotter disse...

Nossa! Não sabia dessa história dos escravos! Vivendo e aprendendo e fazendo troca de conhecimentos via blog. Adoro.

As fotos ficaram show.

Adriana Alfaro disse...

ameiii as fotos!
esse lugar é lindo mesmooo!
Beijos!

Ju Morselli disse...

O Jardim Botânico é lindo... tenho o privilégio de morar nessa cidade tão linda!!!!

Blog
truquedemake.blogspot.com.br

Isabela Faria disse...

ô lugar lindo né?!
hehe
BJS
ByHoradoBlush

Leticia Silva disse...

Lugar muito lindo
Fica com Deus, super beijo
http://leticiasilvamakeup.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

hi!,I really like your writing very a lot! proportion we keep in touch more about
your post on AOL? I require an expert on this area to solve my problem.
May be that is you! Having a look forward to look you.

My blog ... path of exile cheats

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Quando estive no Rio de Janeiro, visitei o Jardim Botãnico. Depois caiu uma tempestade beeeeem forte. Fiquei escondido em um galpão por lá haha. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Aline Perobelo disse...

Lindo! LIndo! Lindo! Sou apaixonada pelo Rio!
Flor convido você e suas seguidoras a participarem de um sorteio que está rolando lá no meu canal...
Um Kit de Pincéis Replica Sigma e 1 Paleta de Sombras 88 cores 3D
Quero ver você participando heim! =)
Beijinhos!!

Link Para o Sorteio:
http://alineperobello.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-mundial.html

Mauro S disse...

Oi Silvia, um ótimo findi pra você e os teus, beijos, Mauro

Rubia Olivo disse...

me lembro de uma novela que o final foi gravado nesse jardim. lindo demais!